Lula descarta possibilidade de ‘Auxílio Picanha’ em entrevista ao SBT: ”Não existe essa bobagem de vale-carne”


Charles Manga

Em uma entrevista concedida ao programa SBT Brasil, na segunda-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) refutou a ideia de um possível “vale-carne” em seu governo. Ele descreveu a sugestão como uma “bobagem” e expressou ter achado graça ao se deparar com a notícia sobre o suposto estudo para a criação desse benefício.

A afirmação de Lula surge em resposta a uma reportagem da CNN Brasil, que atribuiu ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a declaração sobre o auxílio. O ministro mencionou que o vale-carne estava em fase de “estudo”, porém com uma “grande chance de não ser implementado”.

Durante a entrevista ao SBT, Lula explicou que a proposta do vale-carne foi enviada à Casa Civil por um cidadão, e não foi uma iniciativa do governo. Ele destacou a importância de reduzir os preços da carne, observando que houve uma diminuição nos valores, embora não tenha sido tão significativa quanto desejado.

Quanto à queda nos preços das carnes, dados do IBGE revelam que o filé mignon registrou uma redução de 16,95% de janeiro a agosto de 2023, sendo o corte com a maior diminuição de preço. Em média, os valores das carnes diminuíram 9,65% nesse período, e todos os cortes analisados apresentaram queda nos preços.

A redução no preço da picanha, que caiu 9,14% em 2023, foi uma das promessas de campanha de Lula. Ele havia afirmado que os brasileiros poderiam voltar a consumir picanha se fosse eleito.

Categoria:

Deixe seu Comentário